A pior doença é o preconceito

A pior doença é o preconceito

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ictiose Arlequim

A ictiose é um grupo de doenças relacionadas com a pele. Esta apresenta-se de uma forma escamosa, muito frágil e separada por fissuras. A pele dos doentes é até comparada com as escamas de um peixe, dai o seu nome (grego Ichtys, que significa peixe). Esta é uma doença rara resultante de uma mutação genética hereditária, que ocorre de forma espontânea. A nossa pele é constituída por células que necessitam de ser constantemente renovadas à medida que vão envelhecendo, sofrendo um processo de descamação que é invisível e organizada em pessoas de pele normal. Nos indivíduos com ictiose arlequim, esta descamação não acontece normalmente. Muitas das células envelhecem ao mesmo tempo, morrendo em grandes quantidades. Outro motivo é as células envelhecidas ficarem retidas na camada córnea (camada mais superficial) provocando assim uma pele escamada e o seu endurecimento.


6 comentários:

  1. Olá,
    Muito interessante, desconhecíamos a existência desta doença. Tentamos estar a par do vosso blog, para que possamos aumentar os nossos próprios conhecimentos.
    Bom trabalho.

    P.s. Visitem também o nosso blog caso estejam interessados em fazê-lo em ajudarasobreviver.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostariamos de vos dizer que contactámos a associação Raríssimas mas que estes não estão dispostos a ajudar-nos visto que estão muito ocupados com a construção da Casa dos Marcos. Também os contactaram ou gostariam de contactar?

    12ºD Bocage

    ResponderEliminar
  3. Olá
    adorei as explicações de vcs no site. Muito interessantes. Ja tinha ouvido falar mas não sabia ao certo o significado. Parabens pelo trabalho

    ResponderEliminar
  4. AREA DE PROJECTO - DOENÇAS RARAS21 de março de 2010 às 11:48

    Agradecemos a sua visita ao nosso blog e estamos contentes por ter ficado esclarecido

    Os melhores cumprimentos do grupo

    ResponderEliminar
  5. Senhores,

    Quando tomei conhecimento da Ictiose pela TV, vi um caso de uma menina que já está com 14 anos de idade, dos EUA.
    Tenho conhecimento de um tratamento para diversos males, principalmente os que afetam a pele.
    Não sou médico, mas acho que vale a pena tentar..., pois, se não ajudar, não causará mal nenhum.
    Procurem pelo Google "Dr. Luiz Moura" - "auto-hemoterapia" e veja alguns vídeos desse conceituado médico sobre diversos males que ele conseguiu curar que já estavam desacreditados pela medicina oficial.
    Repetindo,...., acho que vale a pena conferir e tentar esse tratamento.
    Pode-se também entrar em contato com ele para pedir sua opinião sobre o que ele tem a dizer sobre o tratamento da "auto-hemoterapia" para a ictiose. "A pior das tentativas é aquela que não foi feita".
    Grande abraço a todos e muito boa sorte.
    José Paulo Zacharias
    São José dos Campos - SP
    jpzacha@gmail.com

    ResponderEliminar